Existem muitos métodos de tratamento com óleos capilares. O tratamento tradicional e o tratamento quente são os mais procurados. Muitas raparigas afirmam que ambos os métodos são altamente eficazes. Qual vai escolher? Experimente cada um deles, mas lembre-se de que deve escolher aquele que é benéfico para o seu cabelo e couro cabeludo.

hair-oiling

Tratamento capilar com óleo tradicional

O tratamento capilar com óleo é um tratamento intensivo que estimula o crescimento capilar, melhora o estado do cabelo, regenera os fios danificados e acalma o couro cabeludo. Não é fácil encontrar o cosmético apropriado, mas um coisa é certa: não utilize misturas de óleos já preparadas. Os seus ingredientes não são necessariamente escolhidos levando em conta a porosidade capilar. É muito melhor combinar você mesma o produto com o seu tipo de cabelo.

PLING, PLING… Qual é a quantidade adequada de óleo?

Não é possível definir uma quantidade exata de óleo que deve ser aplicada no cabelo. A quantidade para cabelo comprido e denso é completamente diferente da quantidade para cabelo curto e fino. Pode usar algumas gotas ou algumas colheres de sopa de óleo. Fica a seu critério. Aplique o mínimo possível quando utilizar o óleo pela primeira vez. Pode aumentar a dose nos tratamentos seguintes.

TIC-TAC… Quanto tempo deve manter o óleo no cabelo?

Também não há nenhuma regra estipulada. O tempo que o óleo deve ficar no cabelo depende do seu nível de danos, da rapidez com que absorve água e cosméticos, e se precisa de reparação intensiva. O tempo do tratamento também deve ser adaptado ao comprimento e ao volume do cabelo. 30 minutos são suficientes para cabelo curto, ao passo que o cabelo comprido e grosso irá precisar de várias horas de tratamento. Algumas mulheres deixam o óleo atuar durante toda a noite e lavam o cabelo de manhã.

Que produtos devem ser usados para remover o óleo?

Depende da fórmula do cosmético. Os champôs com SLS ou os bons condicionadores são melhores para remover produtos densos e pesados. Os champôs delicados podem ser usados para remover óleos em spray ou fórmulas leves. Tenha em mente que, quanto mais óleo aplicar, mais tempo irá perder a lavar o cabelo e mais champô terá de usar. Como toda a gente sabe, estes tipos de produtos deixam o couro cabeludo seco.

Tratamento capilar com óleo quente para cabelo

Escolha o melhor produto antes de fazer o tratamento com óleo quente. Os óleos mais adequados para este tipo de tratamento de cabelo e couro cabeludo são: jojoba, coco, sésamo, abacate. Também pode enriquecer a sua ação com ervas. Lembre-se de escolher aquelas que são indicadas para a cor do seu cabelo. Porque é que é importante? Algumas ervas podem escurecer ou clarear o cabelo.

  • a urtiga, chá preto, café, alecrim e salva realçam a cor natural do cabelo;
  • a camomila, ruibarbo, calêndula e cravo são ideais para loiras;
  • o hibisco, trevo vermelho e camomila são excelentes no cuidado de cabelo ruivo;
  • o alecrim, salsa, salva, noz-moscada e harmamélis iluminam as madeixas de cabelo.

Sabia que:

Se pretende fortalecer o cabelo utilize: camomila, urtiga, cavalinha, bardana ou arnica. A calêndula, camomila, alfazema, pétalas de rosa secas e aloe vera fornecem hidratação. Como estimular o crescimento capilar? Utilize hortelã pimenta, salsa, cavalinha, camomila, gengibre ou canela. Pode usar muitas mais substâncias no tratamento capilar com óleo. Por exemplo: fruta, óleos essenciais e ervas indianas. Veja como o seu cabelo reage à banana, abacate ou ao sumo de limão. Experimente o óleo de neem, óleo de rosa, sumo de aloe vera, óleo de semente de cenoura, argila branca.

Como realizar o tratamento capilar com óleo quente?

Prepare todos os acessórios necessários: touca de banho, toalha, água quente e a mistura de óleos. Misture três colheres de sopa de óleos, e uma ou duas colheres de chá de ervas. Adicione outros ingredientes à sua escolha. Essa mistura pode ser armazenada durante um máximo de seis meses. Em seguida, coloque o frasco com óleos dentro de uma bacia com água quente, para aquecer a mistura. Certifique-se de que não está demasiado quente, para evitar queimar o couro cabeludo, orelhas e mãos. Dois minutos bastam para a aquecer.

Aplique o óleo no couro cabeludo. Massaje o couro cabeludo para melhorar a circulação sanguínea, melhorar a absorção dos ingredientes, fortalecer os folículos e para relaxar. Massaje o couro cabeludo durante cerca de cinco minutos. Cuidado: uma camada muito espessa pode ser difícil de remover; uma quantidade muito grande pode deixar o couro cabeludo oleoso.

Depois coloque uma touca de banho. Compre mais toucas de banho, se decidir fazer tratamentos com óleo quente regularmente; pode usá-las mais rapidamente devido aos óleos quentes e às ervas corantes. Para obter efeitos ainda melhores, mergulhe a toalha em água quente e coloque-a na cabeça. O calor produzido sob a toalha acelera o processo de reparação capilar.

Cerca de duas horas depois, retire a toalha e lave bem o cabelo. Durante a primeira lavagem use água muito quente para abrir os poros da pele e permitir a entrada dos ingredientes do óleo, para uma absorção mais eficaz. Pode lavar duas vezes com champô, mas lembre-se de que este não deve conter substâncias desidratantes nem detergentes. Por fim, enxagúe o cabelo com água fria para fechar os poros da pele e as cutículas do cabelo. Seque naturalmente ou com o secador de cabelo.

Tratamento capilar com óleo tradicional e tratamento capilar com óleo quente – efeitos

Nem imagina os efeitos excelentes que o tratamento capilar com óleo tradicional e o tratamento com óleo quente podem originar. Afetam tanto o cabelo como o couro cabeludo. Quais são os benefícios do tratamento?

  • repara o cabelo danificado e as pontas espigadas
  • fornece ingredientes ativos e nutricionais, permite a manutenção do nível de hidratação e queratina adequados no cabelo
  • confere brilho, protege a cor do cabelo e define a sua cor natural
  • suaviza, previne o frizz e a eletricidade estática e disciplina os fios rebeldes
  • protege contra os raios YV e durante a estilização térmica
  • encurta o tempo de secagem com secador e facilita a estilização
  • ajuda a combater as varias doenças de pele
  • estimula o crescimento capilar, previne a queda de cabelo, torna os folículos mais fortes

Se desejar ter o cabelo assim, então aposte no tratamento capilar com óleo. Está à espera de quê?