Provavelmente tem-se perguntado por que razão tem de identificar o porosidade do cabelo. Se não o fizer, não irá conseguir nutrir adequadamente o couro cabeludo. Muito bem… mas o que é a porosidade capilar? É um termo usado para definir a distância entre as cutículas que revestem a haste do cabelo. Também diz-nos se as cutículas ficam facilmente levantadas. Deve escolher óleos com partículas de maiores ou menores dimensões, dependendo da porosidade do seu cabelo. A porosidade depende da condição do cabelo e dos seus genes. Como é o seu cabelo?

hair-porosity

Toda a geste gostaria de ter o cabelo pouco poroso…

As raparigas que têm cabelo pouco poroso são umas verdadeiras sortudas. Porquê? Este é o tipo de cabelo mais bonito, saudável e requer o mínimo de cuidado. As cutículas estão firmemente unidas à haste do cabelo. Por outro lado, pode facilmente destruir este tipo de cabelo usando produtos impróprios e seguindo uma rotina de cuidado capilar desadequada.

VERDADE:

  • Pode ficar facilmente pesado – usar demasiadas substâncias hidratantes, protetoras e nutritivas pode sobrecarregar e deixar o cabelo com porosidade baixa oleoso. Os produtos com fórmulas densas e pesadas não penetram entre as cutículas muito fechadas.
  • resistente à coloração – os pigmentos não penetram entre cutículas fechadas. Se deseja mudar a cor do cabelo, visite um cabeleireiro experiente. Tenha em mente que as colorações regulares enfraquecem o cabelo.
  • resistente aos clareamentos e às permanentes – os clareadores não penetram no cabelo. Para poder obter um tom de cabelo mais claro teria de utilizar produtos mais fortes, que podem danificar o cabelo.

FALSO:

  • é forte e grosso – o aspeto do cabelo depende dos nossos genes. A saúde do nosso cabelo e couro cabeludo depende da nossa rotina de cuidado. Se usar os produtos incorretos irá baixar a porosidade do seu cabelo.
  • seca lentamente, permitindo a entrada de pouca humidade ou água – são muitos os fatores que afetam o tempo que demora o cabelo a secar, por exemplo: o estado do cabelo e produtos utilizados no cuidado capilar.
  • não está frisado nem tem eletricidade estática – geralmente, o cabelo com porosidade baixa fica menos frisado do que o cabelo muito poroso, mas se usar um produto inapropriado, o seu cabelo não ficará macio.

Como cuidar de um cabelo pouco poroso? Experimente os óleo saturados. As suas partículas pequenas penetram facilmente através das cutículas fortemente unidas. Também protegem o cabelo, criando uma camada leve e fácil de remover na superfície do cabelo. Experimente: óleo de coco, óleo de palma, óleo de babaçu. As manteigas cosméticas também podem ser úteis: manteiga de karité, manteiga de cacau, manteiga de manga e manteiga de capuaçu.

Porosidade capilar média/normal

O cabelo com porosidade média/normal apresenta características tanto de cabelo muito poroso como de cabelo pouco poroso. Pode ser suave e brilhante nas raízes mas frisado e baço nas pontas. Sabia que é possível alterar a porosidade capilar? Se cuidar devidamente de um cabelo com porosidade média, este pode ficar pouco poroso. Por outro lado: pode destruí-lo se usar produtos desidratantes e o estilizar demasiadas vezes.

Como cuidar de cabelo com porosidade média? Os óleo monoinsaturados funcionam lindamente. Experimente os óleos semi-penetrantes, que têm a mesma quantidade de ácidos ómega-3, ómega-6 e ómega-9. Experimente: óleo de argão, óleo de macadâmia, óleo de jojoba, azeite, óleo de sésamo, óleo de rícino, óleo de amêndoa doce.

Cabelo com porosidade elevada

É a porosidade dos cabelos encaracolados e dos cabelos pintados com produtos que contêm amoníaco. A porosidade aumenta com o excesso de: lavagem, escovagem, tratamentos e estilizações térmicos e raios UV. Felizmente, pode reparar o cabelo muito poroso se usar os produtos adequados. O que deve fazer mais?

VERDADE:

  • o cabelo com porosidade elevada é delicado – facilmente danificado, especialmente quando é curto e fino. As colorações, alisamentos e secagens frequentes influenciam negativamente este tipo de cabelo. Se deseja ter um cabelo saudável e brilhante, desista das visitas semanais aos cabeleireiros, lavagens do couro cabeludo com champôs com SLS e tratamentos químicos.

FALSO:

  • o cabelo está suscetível a vários tratamentos de estilização – o cabelo muito poroso é fácil de pintar. No entanto, o cabelo não fica uniformemente revestido com o pigmento (no caso das colorações) e também não descolora de forma uniforme. Outros tratamentos de estilização capilar pode danificar severamente a estrutura do cabelo, uma vez que os ingredientes prejudiciais dos produtos rapidamente nos fios através das cutículas levantadas.
  • o cabelo muito poroso seca rápido – depende dos numerosos agentes externos (tal como acontece com o cabelo pouco poroso). Portanto, o tempo que o seu cabelo precisa para secar não é uma indicação precisa da sua porosidade. Ainda assim, algumas raparigas recorrer a este método.

Como cuidar de um cabelo muito poroso? Óleos polinsaturados – feitos de partículas grandes – são excelentes. Os óleos mais eficazes: linhaça, abacate, baobá, soja, semente de maçã, amêndoa doce, milho, semente de trigo, avelã, semente de abóbora.

Verifique a porosidade do seu cabelo. Mini teste

Faça o teste para determinar a sua porosidade capilar. Responda às perguntas e descubra se o seu cabelo tem porosidade baixa, média ou elevada. Vai ajudá-la a escolher os produtos certos para o seu tipo de cabelo. Vamos a isso!

1. Quantas voltas dá ao elástico de cabelo em torno do cabelo, para fazer um rabo de cavalo?

Resposta: Se dá uma ou duas voltas, então o cabelo é muito poroso. Os fios estão frisados e são encaracolados, pelo que o cabelo tem muito volume. Não acontece o mesmo com o cabelo com porosidade baixa, que precisa de ser atado três ou mais vezes.

2. O seu cabelo está sempre brilhante?

Resposta: Se sim, o seu cabelo é pouco poroso. Este tipo de cabelo é naturalmente brilhante, sem cosméticos, produtos especialistas e substâncias. O cabelo com porosidade elevada, por outro lado, é baço, seco e não tem um brilho natural. Deve aplicar produtos adequados para ficar com o cabelo brilhante.

3. Como é o seu cabelo?

Resposta: O cabelo pouco poroso é macio e suave. O cabelo muito poroso é áspero, rijo e quebradiço. A diferença na estrutura do cabelo está relacionada com a disposição das cutículas em torno da haste do cabelo. As cutículas dos fios pouco porosos estão firmemente unidas, ao passo que as cutículas do cabelo muito poroso estão muito levantadas.

4. Qual o aspeto do seu cabelo após a lavagem e a remoção do excesso de água?

Resposta: Se o cabelo fica frisado e seca quase instantaneamente, então é muito poroso. A água evapora mais rapidamente através de cutículas muito levantadas. Se tem um aspeto molhado, é pouco poroso. As cutículas fechadas evitam que a água evapore.

5. O que acontece aos fios de cabelo que coloca dentro de um copo com água?

Resposta: Se afundarem, o seu cabelo é muito poroso. A água entra no cabelo através das cutículas levantadas e sobrecarrega o cabelo. Se o cabelo ficar a flutuar à superfície, então o cabelo é pouco poroso. A água não consegue penetrar no cabelo e “afundá-lo”.